OS NÍVEIS

Como e por quê criamos os níveis de configurações
Cada pessoa tem uma necessidade e um orçamento diferente para seu desktop, para atender essas diferenças , as recomendações de configurações estão separadas em 9 níveis. Quanto mais alto o nível, melhor a performance, e maior o custo. Cada nível tem uma configuração completa com todas as peças internas para montar um desktop: CPU, placa-mãe, cooler, memória, armazenamento, fonte, gabinete e placa de vídeo dedicada ou GPU integrada.
Nos níveis menores o foco é em ter o melhor desempenho possível dentro de um custo baixo. Já nos níveis mais altos a performance é muito mais importante, mesmo que o preço seja exageradamente maior. No meio estão os níveis com as melhores relações custo-benefício.
A página inicial já tem todos os níveis com as peças recomendadas, e o menor preço encontrado de cada uma. Lá também tem o preço somado das peças, e um link para a página dedicada ao nível.
As páginas dedicadas aos níveis tem mais detalhes sobre como a configuração foi escolhida, incluindo algumas especificações das peças, além de mais opções de lojas e preços. E também podem ter placas de vídeos alternativas totalmente compatíveis com o resto da configuração.
Quando escolher um nível que encaixe no seu orçamento ou performance desejada, basta usar os links nos preços das peças para encomendar as suas.

CALCULANDO VARIÁVEIS
Para podermos escolher as melhores indicações de peças levamos em conta 3 fatores essenciais: desempenho, compatibilidade e preço. Os níveis estão separados por desempenho, mas cada peça passa por cálculos combinando estes fatores para podemos definir aquelas com o melhor custo-benefício.
Falamos sobre os preços em:
E abaixo explicamos os outros 2 fatores.
DESEMPENHO
A performance e a qualidade dos componentes é pesquisada em análises publicadas pela mídia especializada. Consultamos diversos canais de especialistas altamente técnicos e bem conceituados. Cada análise tem suas metodologias e plataformas, e usa diversos jogos de diferentes tipos. Mesmo assim costumam chegar em resultados muito similares na relação de desempenho entre os componentes. Para as recomendações que fazemos são calculadas as médias mais recentes de performance com base nestas publicações, e esses dados são atualizados sempre que possível.
As peças que apresentam baixa qualidade ou durabilidade ficam de fora das recomendações, assim como as marcas e fabricantes que consistentemente oferecem produtos assim.
Abaixo estão algumas das publicações consultadas, e recomendadas para quem quiser se aprofundar no assunto:
COMPATIBILIDADE
As peças de cada nível de configuração são compatíveis entre si, de acordo com as especificações técnicas publicadas pelas fabricantes. Na falta de informações das fabricantes são usadas informações de sites de analistas independentes de hardware.
É importante lembrar que as peças de um nível não são necessariamente compatíveis com as peças dos outros níveis. Na dúvida, é melhor perguntar antes de misturar.
Para saber mais sobre funções, desempenho e compatibilidade de cada tipo de componente, além de como são escolhidos, veja: